terça-feira, 11 de agosto de 2009

Trovadorismo e suas origens:


Trovadorismo:

É a primeira manifestação literária da Língua Portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal estava no processo de formação nacional, no século XII; porém, as suas origens deram-se na Occitânia, de onde se espalhou por praticamente toda a Europa . Apesar disso, a lírica medieval galaico-português possuiu características próprias, uma grande produtividade e um número considerável de autores conservados.

As origens do Trovadorismo:

São admitidas quatro teses fundamentais para explicar a origem dessa poesia: a tese arábica, que considera a cultura arábica como sua velha raiz; a tese folclórica, que a julga criada pelo próprio povo; a tese médio-latinista, segundo a qual essa poesia teria origem na literatura latina produzida durante a Idade Média; e, por fim, a tese litúrgica, que a considera fruto da poesia litúrgico-cristã elaborada na mesma época. Todavia, nenhuma das teses citadas é suficiente em si mesma, deixando-nos na posição de aceitá-las conjuntamente, a fim de melhor abarcar os aspectos constantes dessa poesia.

A mais antiga manifestação literária galaico-portuguesa que se pode datar é a cantiga "Ora faz host'o senhor de Navarra " do trovador português João Soares de Paiva ou João Soares de Pávia, composta provavelmente por volta do ano 1200. Por essa cantiga conter dados históricos precisos, convém datar daí o inicio do Lírica medieval galego-portuguesa. Este texto também é chamado de Cantiga da Ribeirinha por ter sido dedicada à Dona Maria Paes Ribeiro, a ribeirinha.

2 comentários: